A empresa Guacamaia

                         6 áreas de atuação                      299 projetos                      23 anos                     

A Guacamaia é uma empresa com sede social na Maia que tem por objetos social as obras de construção civil e públicas, importação e exportação de equipamentos e materiais para a construção civil; projetos de engenharia civil, arquitetura e fiscalização de obras; compra e venda de imóveis e revenda dos adquiridos para esse fim.

Foi fundada em 5 de fevereiro de 1996 por José Manuel Miranda Pinto da Costa (Eng.ºCivil) e Fernando Manuel Mesquita Pinto.

A empresa desde a sua criação evoluiu de forma altamente satisfatória e sustentável, apresentando resultados positivos a cada exercício pelo que, em Fevereiro de 2004 procedeu-se ao aumento de capital.

A gerência da sociedade é exercida por ambos os sócios que têm uma experiência profissional no ramo da construção de há já alguns anos, comprovada pela considerável quantidade de obras realizadas em Portugal e na Alemanha. Possui atualmente um alvará de construção que lhe permite realizar obras públicas e particulares de € 5.312.000,00 (Cinco milhões trezentos e doze mil euros), sem necessidade de concorrer consorciada ou em parcerias com terceiros.

Possui no seu historial, centenas de obras já realizadas, de várias tipologias e dimensões.

Ao longo da sua existência, convém realçar o facto de sempre se ter adaptado e mantendo no mercado de acordo com as necessidades e contingências do mesmo, dado que na sua génese foi criada como empresa especializada em estruturas de betão armado, tendo para tanto recrutado para os seus quadros mão-de-obra especialmente vocacionada para tal objeto, o que se veio a revelar uma grande mais-valia e granjear nome e fama no mercado do sector, permitindo-lhe assim a obtenção de obras de construtores (donos de obra e promotores imobiliários), de nomeada reconhecida no mercado da construção e comercialização do sector imobiliário.

Após alguns anos, a empresa não querendo permanecer imóvel na sua atividade, decidiu (e agora verificando-se de forma acertada), evoluir no seu objeto e vocação inicial, passando a efetuar obras vulgarmente designadas como de "Chave na Mão", não se bastando com as referentes às estruturas de edifícios, pelo que se rodeou de vários subempreiteiros (que se mantêm ligados à Guacamaia, Lda dada a sua postura e grau de cumprimento para com estes), de outras especialidades que lhe garantem poder apresentar ao cliente finais propostas e orçamentos com os melhores resultados e a preços altamente competitivos e atrativos.

Atualmente e fruto do que acima vem sumariamente descrito e do facto de não ter ficado imóvel e sempre ter tido capacidade de evolução e adaptação às condições do mercado onde se insere, permitiu-lhe manter-se credível e de forma sustentada no mercado da construção civil, pese embora a forte crise e contração do dito mercado nos anos posteriores a 2008 até 2014, apresentando resultados que permitem encarar de forma altamente otimista o futuro a curto, médio e mesmo longo prazo.

Tal perspetiva otimista encontra-se cimentada, não só na forte ligação ao sector bancário (com confiança resultante de vários anos de estreita colaboração e cooperação, concedendo estes e sempre que necessário crédito, sem que exijam garantias acrescidas, dado que ao longo dos anos de existência da Guacamaia, Lda., esta sempre cumpriu escrupulosamente com todas as suas obrigações bancárias, o que se mantém aliás até hoje), como também devido à existência não só das várias obras em curso, como de outras em carteira e dos constantes pedidos que atualmente se vê confrontada por parte de novos clientes, sem nunca descurar os que possui.

O crescimento da empresa ao longo dos anos permitiu-lhe contar nos seus quadros, não só com pessoal especializado no sector da construção civil propriamente dita, como ainda pessoal técnico (arquitetos e Engenheiros), que permite o acompanhamento da obra e fiscalização da mesma (desde que previamente contratados), como ainda de pessoal administrativo qualificado e ainda acompanhamento especializado contabilístico e legal, externo à empresa.

O aviamento comercial da empresa é elevado e cristalizou já clientela que se mantém fiel e recorre frequentemente aos seus serviços. Esta nota introdutória visa tão-somente uma apresentação sumária da vasta e rica história da Guacamaia, Lda e não dispensa a consulta dos elementos que a suportam.

Por estratégia, que se tem mantido desde a fundação, a Guacamaia desenvolveu e implementou aptidões, técnicas e especializações em várias áreas da construção para tal, foram adquiridos os meios técnicos e humanos apropriados, sendo hoje detentora de um corpo técnico e de um parque de equipamentos que lhe garantem a capacidade de execução de uma grande variedade de obras de construção civil.

A evolução do crescimento da empresa, alicerçada na contínua implementação de actos definidos no plano estratégico, tem permitido, apesar de a actividade se desenvolver preferencialmente em Portugal Continental, ser hoje uma empresa média, com nome conceituado no mercado de obras públicas e privadas, com significativa fidelização de Clientes e com reforçada confiança perante Bancos, Fornecedores, Subempreiteiros e Colaboradores em geral.

Na perspectiva de evolução e melhoria, e com base quer na envolvente e na conjuntura, quer na experiência e antecedentes da empresa, nos últimos anos estabelecemos e mantemos algumas opções estratégicas, nomeadamente a criação de parcerias com outros sectores de actividade que mantemos, e que nos permite desenvolver e negociar de forma a assegurar níveis concorrenciais e aumento de sinergias.